Forte dos Reis Magos, Natal
Brasão do Estado do Rio Grande do Norte - SEEC
Quinta-feira, 23/10/2014

Formação pela Escola

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE - Formação pela Escola - visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2006, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo. O orçamento do programa para 2010 é de R$ 5,6 milhões.

Quem pode participar?

Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR-Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação?CMM; Conselho Escolar?CE; Conselho de Alimentação Escolar?CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social?CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Como é o Formação pela Escola?

O FormAção pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo de competências básicas, com a temática ?FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica?, pré requisito para os outros seis módulos temáticos (PDDE, Pnate, Pli, Pnae, Fundeb e Prestação de contas), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo de cursistas.

Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45.
Os encontros presenciais seguem o cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.

MÓDULOS:

  • Competências Básicas - introdutório
  • PDDE - Dinheiro direto na Escola
  • PNTE - Transporte Escolar
  • PLI -  Livro Didático
  • PNAE - Alimentação Escolar
  • FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS - (em construção)

Como você pode se inscrever?

As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio do formulário em anexo, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) módulo(s) de interesse e, depois, ser entregue ao tutor de seu município.

Na  SEEC você pode procurar os tutores abaixo relacionados e fazer a sua inscrição:

Ana Catarina Oliveira (ATP): acfcoliveira@gmail.com

Jailma  Silva Carvalho (ATP): jailmashalom@gmail.com

Angelita Leal (SUEP): angelita-leal@hotmail.com


O formulário também está disponível na Internet, em www.fnde.gov.br/index.php/formacao/consultas

Prepare-se para executar e acompanhar com eficiência a aplicação dos recursos financeiros e pedagógicos da educação de seu município.
Participe da construção de uma educação de melhor qualidade no Brasil!

Equipe do Programa no Rio Grande do Norte
Coordenadora Estadual: Socorro Macedo (CODESE) - socorromacedo@rn.gov.br

Administrativo:
Elizaete Maria do Nascimento (CODDESE) -  elizaetenascimento@yahoo.com.br
Monnalisa Cruz Bezerra Alves (CODDESE) -  monna.alves@hotmail.com                             
Multiplicadores: 
José Carlos Alves de Souza - jose.carlos@natal.rn.gov.br
Luísa de Marilac de Castro Leite  - marilaccastro@yahoo.com.br
Maria de Fátima da Silva - maryfat53@hotmail.com
 

Telefone para contato: (84) 3232-2143
Socorro Macedo
Coord. Estadual Formação pela Escola
e Ações do FNDE / Natal RN

www.fpe-rn.blogspot.com

socorroproinfo@yahoo.com.br



Voltar para a página anterior voltar topo